São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clima favorece cultivo das uvas

DO ENVIADO ESPECIAL

Todos os anos os vinhedos de Genebra se abrem para degustação de vinhos em maio, na festa do vinho. As famílias suíças convidam as pessoas a escutar músicas, comer e provar a bebida produzida em sua terras num clima bem alegre e amigável.
Os vinhedos ficam na região que os suíços chamam de interior, a dez minutos do centro. Realmente parece que você está bem longe da agitação dos bancos e do cotidiano de Genebra.
As famílias são muito acolhedoras e tentam tornar a visita agradável. Normalmente o proprietário da terra explica o processo de produção dos vinhos e mostra máquinas, tratores e as várias maneiras de armazenar as uvas.
A família Desbaillet, dona do Domaine de Moulards, da região de Baillets, cultiva uvas em um vilarejo do município de Russin. Em 1694, Jean-Louis Desbaillet se estabeleceu na região de Russin e há dez gerações a família contribui para o desenvolvimento e a exploração da terra.
Na sua maioria o terreno é acidentado, com um subsolo de argila e calcário que permite a penetração da água. Os raios do sol e o microclima favorável beneficiam o cultivo das uvas.
A safra é controlada e, ao lado das tradicionais uvas chasselas e gamay, são produzidas outras especialidades. A Domain de Moulards produz os vinhos brancos riesling/sylvaner, chardonnay, pinot blanc e sauvignon e os tintos pinot noir e merlot.
Em todas as visitas é possível comprar diversos tipos de vinho e geralmente quem visita as fazendas já conhece o produtor. É muito comum ver as famílias que visitam as fazendas deixarem o local com várias caixas de vinho.
Os suíços consideram seus vinhos de boa qualidade, mas jamais deixam de lembrar que é bem difícil competir com os franceses ou os italianos. (FF)


Texto Anterior: Carouge é complemento de Genebra
Próximo Texto: Pacotes por pessoa, em quarto duplo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.