São Paulo, segunda-feira, 22 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATIVA

Símbolo nacional está ameaçado de extinção

DO ENVIADO ESPECIAL À GUATEMALA

Emblema da moeda nacional, o pássaro quetzal é para o povo da Guatemala símbolo da liberdade. Com penas de um verde intenso, os machos ostentam caudas de até um metro de comprimento. Mas trata-se de uma beleza rara de se ver nos dias de hoje, pois a ave está entre as espécies em extinção -antes, podia ser encontrada em toda a América Central.
A reverência ao pássaro teria começado com os maias. Reza uma lenda que há muitos anos, na região da Cidade da Guatemala, uma flor vivia feliz com seu pai, uma árvore, também muito bonita, chamada chaaj, denominação que para os maias significava "árvore através da qual se pode ouvir a voz de Deus".
Numa tarde, a flor adormeceu e sonhou que estava sendo carregada por Ixmucané e tocada nas mãos por Junapuh e Ixbalanqué (divindades sagradas dos maias).
Na manhã seguinte, ao despertar, a flor percebeu que podia voar e buscar a liberdade: havia sido transformada em um quetzal.
Os nativos contam também que um cacique guerreiro, Técun Uman, não hesitou em confrontar corpo a corpo o espanhol Pedro Alvarado na batalha que dizimou centenas de indígenas.
O líder Técun Uman tombou. Ele usava um penacho de um quetzal, que agora representa a esperança, a liberdade e a grandeza dos guatemaltecos.
(FÁBIO MARRA)



Texto Anterior: História foi marcada por conflitos
Próximo Texto: País quase foi capital da colônia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.