São Paulo, segunda-feira, 22 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lado caribenho tem areia branca e passeio por rio de águas escuras

DO ENVIADO ESPECIAL

Programação de férias no Caribe geralmente não inclui a Guatemala, mas a pequena costa traçada entre Honduras e Belize exibe uma amostra do mar azul e do contagiante clima caribenho.
Livingston e Puerto Barrios, que no passado foram porta de entrada para o comércio de escravos, são as principais cidades da região e hoje vivem da pesca e do turismo. É possível embalar-se no ritmo cadenciado do Caribe, percorrer as areias brancas de praias desertas e descansar à sombra de coqueiros que rodeiam o litoral.
Pousadas e luxuosos hotéis são facilmente encontrados e dezenas de barqueiros oferecem pacotes e passeios pela região.
O passeio ecológico de barco pelo rio Dulce é o mais procurado. Por cerca de US$ 90 (por casal) percorre-se 40 km das escuras águas do rio. Uma selva permite vislumbrar a natureza, com várias espécies de pássaros multicoloridos empertigados nas árvores. Com sorte, alguns golfinhos pulam na frente do barco.
A população ribeirinha é outra atração. Homens e mulheres acenam de suas casas sobre palafitas e as crianças demonstram com entusiasmo que estão voltando da escola ao remar suas canoas.
O passeio culmina no grande lago Izabal, o maior da Guatemala, com 590 km2, onde fica o castelo de San Felipe, um forte erguido em 1600 para proteger a região dos piratas.
Para ir às pequenas ilhas em Belize, onde o mergulho é a atração, paga-se US$ 120 (duas pessoas).

Quiriguá
Próximo ao Caribe está localizado o sítio arqueológico de Quiriguá, tesouro maia declarado patrimônio da humanidade pela Unesco. As pedras do local foram talhadas centímetro a centímetro. Com beleza e arte, os maias escreveram parte de sua história, registrando em enormes pedras e altares a adoração pelos deuses e seus governantes. (FM)



Texto Anterior: Esporte era sagrado para a população
Próximo Texto: Pacotes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.