UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARIS PARA CRIANÇAS

Pequenos se divertem em brinquedos e pôneis; os mais friorentos podem se refugiar em palácios

Frio não espanta os turistas dos parques

Divulgação
Barcos em miniatura em lago na frente do palácio de Luxemburgo


DA ENVIADA ESPECIAL A PARIS

No verão, os parques estão lotados. No outono, o parisiense também vai às ruas. E turistas aproveitam o inverno, de céu límpido, apesar de enfrentar temperaturas de 0C para visitar pelo menos os cartões-postais da cidade. O jardim de Luxemburgo enquadra-se nesse roteiro. Ali, há brinquedos para a criançada e, desde que os petizes estejam bem agasalhados, dá para montá-los nos pôneis.
Os jardins rodeiam o palácio de Luxemburgo, construído no século 17, que abriga hoje quadros de Rubens e Delacroix. Se o frio estiver insuportável, aproveite para ver a exposição de quadros de Modigliani, que ficam no museu de Luxemburgo até o início de março (www.senat.fr/evenement/modigliani/oeuvres.html).
O jardim das Tulherias, próximo ao Louvre, é outro parque pelo qual a família pode caminhar e descansar. Sempre há uma instalação de algum artista plástico, com estátuas gigantes que convidam ao olhar.
Várias linhas de ônibus levam ao charmoso Bois de Boulogne (www.parisparis.com/fr/jardin/boulogne1.htm), parque de 865 hectares e referência para o parisiense. Explorado para caça pela realeza, é um parque com múltiplas atividades.

Castelos
Se príncipes e princesas povoam o imaginário da criançada, por que não lhes oferecer um passeio a castelos?
Após pegar a linha amarela de metrô e descer na última estação, a Château de Vincennes, a família pode passear de graça pelo castelo que tem o mesmo nome da estação e admirar vestígios da Idade Média, cuja edificação foi construída a mando do rei Carlos 5º.
Outra raridade que data da Idade Média é o Museu Nacional da Idade Média - Termas de Cluny (www.musee-moyenage.fr), localizado no Quartier Latin.
Para a faixa etária de oito a 12 anos, há várias atividades, que compreendem a observação de arquitetura, escultura, pintura e vitrais para entender o modo de vida dos artesãos da época.
(MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Hotel de luxo mima baixinhos
Próximo Texto: Carrosséis parisienses giram a imaginação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.