São Paulo, segunda, 23 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meta é salvar recifes de coral

da enviada especial

A Costa dos Corais é a mais recente Área de Proteção Ambiental (APA) criada no Brasil, em outubro do ano passado.
Trata-se de uma faixa de recifes de coral que se estende por 120 km, do município de Tamandaré, no sul de Pernambuco, até Paripueira, no médio litoral norte de Alagoas.
Recifes de coral são rochas formadas por esqueletos sedimentados de animais e servem de abrigo para a desova dos peixes e de refúgio para os filhotes cujas espécies são exploradas comercialmente.
Segundo o biólogo Bruno Cabral, o objetivo da criação da APA Costa dos Corais é "chegar a um plano de manejo, em que sejam definidas áreas para gerenciar diferentes atividades, uma área só para turismo, outra só para pesquisa etc".
Ele explicou que no Nordeste há 17 espécies de corais, sendo que 9 delas são endêmicas, ou seja, não ocorrem em outro local do mundo. Daí outro motivo para, segundo ele, manter intacto esse ecossistema.
Cabral, que assessora a prefeitura de Maragogi em projetos de educação ambiental com turistas, contou que um problema enfrentado no Nordeste para a preservação da cadeia de recifes é a atividade de pescadores que retiram corais e búzios (conchas de moluscos e gastrópodes), para vender como souvenir.
"Mas só reprimir e fiscalizar não adianta. É preciso oferecer alternativas. Muitas das pessoas que fazem isso vivem em comunidades de pescadores, e esse dinheiro é parte importante da renda familiar." (MF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.