São Paulo, segunda, 23 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARÉ ECOLÓGICA
Turista não consegue chegar a certas praias
Ocupação selvagem ataca o litoral norte

da enviada especial a Alagoas

É preciso percorrer quilômetros a pé ou de carro para encontrar um acesso a certas praias do médio litoral norte de Maceió. Toda a orla que vai da praia de Guaxuma até Tabuba -passando por Garça Torta, Riacho Doce, Paripueira e Sonho Verde- é loteado, fechado por condomínios e enormes propriedades particulares.
Essa ocupação aparentemente irregular -senão selvagem mesmo- da orla de Maceió é encarada com certa naturalidade pelos alagoanos. Como se eles não percebessem o uso desigual da praia que deveria ser de todos.
Também em praias afastadas, ainda semidesertas, como Gunga, Morro do Camaragibe ou Pedra do Cebola, a situação se repete. As duas últimas só têm acesso a pé ou de buggy, pela praia de Carro Quebrado (Barra de Santo Antônio).
São praias fechadas dentro do terreno de fazendas particulares. Para visitar de carro a praia de Morro do Camaragibe, foi preciso a mediação da prefeitura do município de Passo do Camaragibe junto ao proprietário da fazenda. (MF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.