UOL


São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artesão Abel traz vida a caretas do Cazumbá

DO ENVIADO ESPECIAL

O artesão Abel Teixeira, 69, gosta de repetir: "Faço caretas. Máscara é coisa de fofão". Fofão, não é o personagem de um antigo programa infantil de TV, mas, sim, uma fantasia de caráter cômico, típica do Carnaval maranhense.
No Maranhão, Abel é especialista em caretas do Cazumbá, misterioso personagem do bumba-meu-boi, caracterizado pela indefinição de sexo, que tenta impedir Pai Francisco de matar o boi.
Para alguns frequentadores tradicionais das apresentações de bumba-meu-boi em São Luís, há grupos que estão valorizando tanto a figura do Cazumbá que acabam lhe dando status de "patrão". A começar pela descaracterização da indumentária: sai a palha de bananeira, entra um mais elaborado fardo de pano.
Seu Abel, 63, um brincante do bumba-meu-boi desde a infância, é artesão autodidata. Nasceu em Viana, município do interior, e aprendeu sozinho a confeccionar as caretas do Cazumbá, à base de madeira ou de tecidos. Entre os materiais que utiliza para paramentar suas criações, estão tinta a óleo, paetês, canutilhos (fios de ouro, prata ou latão) e pelúcia.
Começou em 1959, bordando e colocando em relevo expressões faciais com espírito de espanto, de vigília. Ele não concorda com a suposição de que suas peças, quanto mais "feias", melhores. "Até as crianças gostam", justifica o homem de traços simples, tímido e dono de fala curta.
Algumas caretas ganham "corpo" e viram miniaturas, com seus 20, 30 centímetros. Abel costuma trabalhar por encomenda. Recentemente, ministrou uma oficina no Rio de Janeiro, para onde levou e vendeu cerca de 60 peças em miniatura.
Alguns dos trabalhos estão expostos na Casa do Maranhão (r. do Trapiche, s/nš) ou na Casa de Nhozinho (r. Portugal, 185), onde ele mantém um ateliê -ambos na Praia Grande.(VS)

Texto Anterior: Mestre perpetua fé no tambor-de-crioula
Próximo Texto: Barreirinhas brota vários olhos-d'água no deserto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.