São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

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Trem eficiente apresenta ressalvas

NA ITÁLIA

Como em outros países da Europa, o trem é o melhor meio de transporte entre as cidades -e é preciso estar sempre atento com as bagagens, especialmente à noite. A diferença é que, embora os preços da ferrovia italiana sejam parecidos com os praticados em outros países (uma passagem de segunda classe de Roma para Veneza, por exemplo, custa 36), a eficiência do sistema é, às vezes, questionável.
A prática de "overbooking" -vender mais passagens do que cada trem comporta- é comum, ou seja, você pode acabar sentado no chão, o que é considerado normal, principalmente na região centro-sul do país.
Conforme as pessoas vão descendo, você finalmente consegue um assento... para descobrir, algumas cidades depois, que um novo passageiro reservou o lugar em que você está!
A ferrovia italiana tem um site, o www.trenitalia.it, que permite ao viajante planejar trajetos e comprar passagens com antecedência, mas o uso desse meio deve ser encarado com ressalvas.
Como os atrasos são freqüentes, certifique-se de reservar pelo menos 20 minutos de folga para fazer baldeação nas viagens em que precisar trocar de trem.
No verão, as estações têm filas extensas, e a maioria dos funcionários só fala italiano -se você não domina aspectos básicos do idioma, recorra às máquinas automáticas, que também aceitam cartões de crédito. Um detalhe importante é que o bilhete deve ser carimbado (em máquinas amarelas que ficam nas plataformas) antes do embarque. (BG)


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