São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquitetura e jardins marcam colinas de Tivoli

EM ROMA

O ar fresco no verão e a bela visão panorâmica sempre levaram os romanos, de imperadores a papas, às colinas de Tivoli, cidade a apenas 30 km a noroeste de Roma. A cidade guarda várias atrações para os turistas: Villa d'Este, Villa Gregoriana e Villa Adriana.
Uma dessas atrações, praticamente dentro da cidade, é a Villa d'Este, conjunto de jardins com 255 cascatas e 50 fontes. Na fonte do Organo, uma das mais belas do local, existe um órgão hidráulico que, de tempos em tempos, toca melodias. Durante o passeio pela vila, o turista passa horas ouvindo o cair das águas.
Ainda nas encostas das colinas de Tivoli, o imperador Adriano (117 a 138) construiu a maior colônia de férias edificada por um imperador. Jardins e construções se espalham por 120 hectares.
Com grande visão de arquitetura, Adriano acompanhou o projeto das obras, que mostram a habilidade que os romanos adquiriram nesse setor. Os turistas encontram dezenas de construções -teatros, bibliotecas e hospitais da época. Nas duas ou três horas gastas em uma visita, é possível ter uma dimensão da grandeza das edificações.
A Villa Gregoriana, também ao lado de Tivoli, é dominada por parques e cachoeiras. Para chegar a Tivoli, tome o ônibus na estação Rebibbia, em Roma. Custa 1,60 (R$ 6). As entradas nas vilas custam de 8 a 9. (MZ)


Texto Anterior: Itália-Brasil: Capital "fora dos muros" empolga turista
Próximo Texto: Via Appia concentra catacumbas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.