São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Via Appia concentra catacumbas

EM ROMA

Poucos minutos separam as majestosas e imponentes obras históricas do centro de Roma das escuras e frias catacumbas situadas logo após a saída da cidade pela porta San Sebastiano. Essa porta leva à via Appia Antica, outrora caminho de acesso dos romanos ao mar. A primeira parte da via foi construída em 312 antes de Cristo.
A história de romanos e cristãos tem muito em comum nesse local. Nos primórdios do cristianismo, os cristãos, perseguidos pelos romanos, reuniam-se em galerias subterrâneas, onde enterravam seus mortos. Já parte das ricas famílias romanas também escolheu a região para sepultar seus antepassados.
No início da via, estão as catacumbas de San Callisto e de San Sebastiano. Nesta última, foram mantidos, no tempo das perseguições romanas aos cristãos, os restos mortais de são Pedro e de são Paulo.
Dilapidada pela ação da natureza e dos homens ao longo dos séculos, a via Appia Antica ainda ostenta ruínas de edificações da época dos romanos. Em certos trechos do percurso, porém, ainda conserva o calçamento do tempo dos romanos, que, pavimentado com grandes pedras, dificulta a passagem dos carros modernos.
Ao longo da estrada, o turista pode observar uma cortina de ciprestes, árvores presentes em toda a região. (MZ)


Texto Anterior: Arquitetura e jardins marcam colinas de Tivoli
Próximo Texto: Itália-Brasil: Moda italiana floresce após Segunda Guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.