São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Veja como evitar gafes no táxi, na rua e nas refeições

Antes de sair do hotel, peça ao recepcionista para que ele anote o endereço onde você deseja ir em mandarim

Governo vem fazendo campanhas contra o hábito de cuspir na rua, principalmente nos grandes centros

DO ENVIADO A PEQUIM

O status de estrangeiro faz com que os chineses não se incomodem tanto com deslizes, mas tente respeitar os costumes locais. Acerte na etiqueta com as dicas abaixo:

À MESA
Na hora de comer, não aponte os "chopsticks" (como são chamados, em inglês, os palitinhos usados para comer) para uma pessoa, nem os deixe "descansando" no pote de arroz.

SERVINDO O CHÁ
Não coloque chá na sua xícara sem antes servir seus vizinhos de mesa. Há muitos brindes durante o processo, quando todos se levantam. Se alguém brindar a você, retribua mais tarde.

QUEM PAGA A CONTA
Espera-se que quem convidou pague a conta. Tente dizer que não, mas não insista. Como sempre, espera-se que um dia haja retribuição do gesto.

LEVE CARTÃO DE VISITAS
No lugar de um aperto de mão, um cartão de visitas. Assim como se faz com o dinheiro, ele deve ser entregue com as duas mãos.

CAPRICHE NO MANDARIM
Poucos taxistas entendem ou falam inglês. Então, peça ajuda ao recepcionista do hotel e leve o endereço do destino e as referências em mandarim.

ATENÇÃO NO TRÂNSITO
Estima-se em 600 o número de mortes diárias na China relacionadas a acidentes de trânsito. Tome cuidado na hora de atravessar as ruas e não confie nos sinais de trânsito

NÃO CUSPA
Propagandas do governo vêm sendo bem-sucedidas, principalmente nos grandes centros urbanos, na tentativa de erradicar o hábito dos chineses de cuspir no chão. Não faça isso, mesmo que veja alguém em ação.


Texto Anterior: Outono é época ideal para ir a Pequim
Próximo Texto: Uso limitado da internet é inconveniente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.