São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Armênios rezam em catedral na Turquia após quase cem anos

Autoridades turcas permitiram que cerimônia se repita todos os anos

DA EFE

Cerca de 4.000 armênios seguiram no último domingo ao sudeste da Turquia, para a primeira missa celebrada em quase um século em uma catedral armênia do século 10.
Como os peregrinos, que vieram inclusive da Alemanha, dos EUA e do Canadá, superavam em grande escala o espaço, a maioria teve de acompanhar a missa em telas no exterior do templo.
A catedral bizantina de Santa Cruz, na ilha de Akdamar, no lago Van, foi reinaugurada em 2007, após ser restaurada e virar um museu.
As autoridades turcas permitiram que a cerimônia seja repetida a cada mês de setembro, mas os comerciantes de Van querem que Ancara permita mais jornadas de oração cristã, frente à possibilidade de que o turismo cresça na área.
Também pode ajudar a suavizar as relações entre os dois países, que seguem sem relações diplomáticas por várias disputas, entre elas a acusação de genocídio de mais de um milhão de armênios no fim do Império Otomano. A catedral é o lugar sagrado mais importante para os armênios na Turquia.


Texto Anterior: Passageiros usam Twitter para exigir providências
Próximo Texto: Pacotes para o feriado do Dia da Criança
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.