São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional

Fogo destrói parte de palácio em Praga

FERRO E VIDRO - O edifício, erguido em 1891, é considerado o mais importante exemplo de art nouveau da capital tcheca

DA REDAÇÃO

O mais importante prédio art nouveau de Praga (República Tcheca), o Palácio da Indústria, erguido em 1891, foi parcialmente destruído por um incêndio na semana passada.
O prédio, com grandes estruturas de ferro e vidro, teve sua ala esquerda, que abrigava espaços de exposição, consumida pelo fogo. Dois bombeiros ficaram feridos durante o combate ao incêndio, que será investigado por haver suspeita de que tenha sido criminoso.

Art nouveau
O Palácio da Indústria, considerado o melhor exemplo do estilo art nouveau em Praga, fica localizado no complexo Vystaviste, no distrito Holesovice, norte da cidade.
O complexo, que ocupa a margem leste do antigo parque Stromovka, criado no século 14, foi construído para uma grande exposição, a exibição Jubileu, realizada em 1891.
Em 1999, outro grande incêndio no complexo destruiu o Shakespeare's Globe Theatre.
Projetado pelo arquiteto Bedrich Muenzberger, o Palácio da Indústria é o maior prédio do complexo. Sua maior torre tem 51 metros de altura.
O prédio é usado para exposições de arte, bailes, concertos, desfiles de moda e jantares.


Texto Anterior: Glossário: Conheça ingredientes da culinária do Pará
Próximo Texto: Alemanha: Chef 3 estrelas abre hotel de um quarto só
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.