São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE TODAS AS TRIBOS

Próximo dia 8 inaugura temporada de festas

Procissão de Nossa Senhora da Conceição da Praia abre seqüência de festejos até o final do Carnaval

DA ENVIADA ESPECIAL A SALVADOR

A partir de dezembro, a cidade de Salvador entra em um ritmo de festas que só acaba no Carnaval. Na verdade, um pouco depois.
A temporada começa oficialmente no dia 8 de dezembro, dia da festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em homenagem à padroeira da cidade, em que uma procissão sai da basílica dedicada à santa e percorre as ruas do Comércio.
Dada a largada, há programas para todos os dias e noites. Mas não necessariamente para todos os gostos. Essa é a terra do axé, e, quanto a isso, há poucas exceções -o Festival de Verão e as bandas de marchinhas no Carnaval do Pelourinho são algumas das poucas.
Quem é do axé usa a agenda acima para programar sua saída. Quem não é usa a mesma agenda para fugir da folia.
No meio da programação, há festas que merecem destaque. Entre as populares, os destaques são a Lavagem do Bonfim e a festa de Iemanjá.
A primeira é quase um pré-Carnaval. Com muita gente, é preciso esforço para chegar às escadarias de igreja do Senhor do Bonfim, onde acontece a "faxina" que dá nome à festa.
A segunda é no Rio Vermelho e está entre as festas favoritas dos baianos. Uma procissão parte da Conceição da Praia e, pela manhã, os pescadores da vila que fica no Rio Vermelho começam a sair para o mar levando oferendas a Iemanjá. Ao longo do dia, uma fila se forma para embarcar presentes à orixá nos barcos que vão partindo.
Entre as megaproduções, destacam-se o Festival de Verão e, obviamente, o Carnaval.
O Festival de Verão acontece em janeiro e tem como proposta reunir diferentes estilos musicais. Em sua sétima edição, pretende, pela primeira vez, trazer uma atração internacional. A organização do evento ainda não revelou o nome, porque a negociação não está fechada, mas adiantou que será uma banda pop.

Ponto máximo
O Carnaval é o auge do verão. A cidade é tomada de gente -no ano passado, 1 milhão de turistas foi à cidade e estima-se que 2 milhões de pessoas participaram da festa, que começa antes, na quinta-feira, e acaba na quinta-feira seguinte.
Aqueles que querem participar dos blocos mais populares, como Camaleão e Voa-Voa, comandados por Chiclete com Banana, e Crocodilo, de Daniela Mercury, têm que se antecipar. Ainda há abadás disponíveis, mas eles acabam logo (veja preços na pág. F13).
(HELOISA LUPINACCI)


Texto Anterior: Livros/ Ontem e hoje
Próximo Texto: Cozido às segundas-feiras e baianas famosas elevam status da comida de rua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.