São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROMARIA LUSA

Bacalhau protagoniza mesa até na ceia do Natal

DA ENVIADA ESPECIAL A PORTUGAL

O Natal português é tradicionalmente uma festa de família. No Porto e nas demais cidades do norte do país, as pessoas dificilmente vão cear em restaurantes ou na casa de amigos. Esse hábito é mais frequente em Lisboa.
Na mesa da ceia natalina, pratos que levam bacalhau e frutos do mar na receita são os carros-chefes, acompanhados de um bom vinho português, que pode ser tinto ou branco.
Na hora da sobremesa, não faltam as rabanadas e os doces feitos com gemas de ovo, amêndoas e castanhas e servidos com muito açúcar e canela. Para acompanhar os doces, vinho do Porto.
O bolo rei, feito com frutas cristalizadas, é um dos símbolos do Natal lusitano. A tradição manda que se coloque dentro dele um brinde e uma fava.
O brinde pode ser um pingente ou uma plaquinha de ouro. Quem receber a fatia premiada será o responsável por pagar o bolo da festa do ano seguinte.
De acordo com a portuguesa Fernanda de Abreu Paiva, proprietária da Top Table, empresa que prepara os almoços e as festas da Casa de Portugal, o prato principal da ceia portuguesa é o bacalhau cozido com batatas, hortaliças, cebola e ovo, tudo regado com um bom azeite português. Mas o brasileiro prefere receitas de bacalhau ao forno ou desfiado, mais adequadas para o verão.
Para fazer rabanada, Fernanda indica o pão italiano, pois é o que mais se aproxima da textura do pão caseiro português. (Veja receitas nesta pág. e na capa.)
(CLÁUDIA COLUCCI)



Texto Anterior: Em Lisboa, brasileiro sente-se em casa
Próximo Texto: Fátima emociona até os menos crédulos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.