São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROMARIA LUSA

Construção de estilo gótico concluída em 1580 cumpriu promessa de dom João 1º para derrotar espanhóis

Em Batalha, mosteiro sinaliza vitória

DO ENVIADO ESPECIAL À PORTUGAL

Ao sul de Leiria, em Batalha, fica o mosteiro de Santa Maria da Vitória, ou mosteiro da Batalha, que teve sua construção iniciada em 1388, três anos após a importante vitória dos portugueses sobre os castelhanos na conhecida batalha de Aljubarrota, que ajudou a consolidar a independência de Portugal e o surgimento da dinastia de Avis.
Como pagamento à promessa feita por d. João 1º à Nossa Senhora de lhe dedicar um mosteiro caso vencesse a batalha, a construção desse magnífico edifício atravessou seis reinados e vários mestres construtores com estilos distintos: do gótico das ordens mendicantes (franciscanos e dominicanos) ao gótico flamejante.
Com a euforia nacionalista, surgida durante o reinado de d. Manuel 1º pelo sucesso das grandes navegações e pelas conquistas de novos mundos, surge um novo estilo artístico, o Manuelino.
Ao rendilhado característico do gótico foram adicionados elementos que remetem ao mar e às grandes descobertas: conchas e cordas, além dos tradicionais símbolos cristãos e frutos encontrados em terras além-mar. Com esse espírito, a construção do mosteiro foi concluída já no reinado de d. João 3º, em 1580.
O mosteiro é composto de sete módulos. Na igreja propriamente dita erguem-se três naves monumentais, sendo a central com 32 metros de altura.
Na capela do fundador, construída entre 1426 e 1434 pelo mestre Huguet, estão os túmulos de d. João 1º, de sua mulher, d. Filipa de Lencastre, e de seus filhos d. Fernando, d. João, d. Pedro e d. Henrique, o iniciador dos descobrimentos. E pode-se ver ainda os túmulos dos reis d. Afonso 5º, d. João 2º e de seu filho, d. Afonso.
(ORMUZD ALVES)


Texto Anterior: Braga testemunha mistura de estilos
Próximo Texto: Pacotes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.