UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banho de lama abre o Carnaval nas ruas locais

DA REPORTAGEM LOCAL

Em Parati, as folias carnavalescas começam de forma inusitada: com centenas de pessoas enlameadas correndo pelo centro histórico da cidade, carregando ossadas, caveiras e cipós. Trata-se do tradicional bloco da Lama, que se apresentará neste sábado, a partir das 18h.
A brincadeira foi criada há 16 anos por um grupo de amigos que aproveitava o feriado para se divertir na praia do Jabaquara, onde existe a reserva de uma lama dita medicinal, rica em iodo e enxofre.
Quando perceberam que estavam irreconhecíveis de tão sujos, os amigos decidiram adotar a "fantasia" para pular o Carnaval incógnitos.
Ao longo dos anos, o banho de lama conquistou novos adeptos e ganhou até uma explicação simbólica: "O objetivo é afugentar os maus espíritos que rondam a cidade no Carnaval, para que a festa seja como era antigamente, feita de tranquilidade e paz", afirma o secretário de Turismo e Cultura de Parati, Zé Pital, que também entra na brincadeira.
Depois do passeio pelo centro histórico, os participantes do bloco da Lama seguem para um mergulho no rio Perequê-Açu, e outros grupos assumem a festa no centro histórico, como o bloco Assombrosos do Morro, que apresenta um desfile de bonecos gigantes.
A expectativa da prefeitura é que, neste ano, aproximadamente 60 mil pessoas passem o Carnaval no município, que possui cerca de 30 mil habitantes.
Uma novidade em relação aos anos anteriores é que outros distritos de Parati, por exemplo, Praia Grande, também contarão com desfiles de blocos de rua.
(AMARÍLIS LAGE)

Texto Anterior: Cidade não pode ser patrimônio mundial
Próximo Texto: Pacotes para Parati
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.