São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE OLHO NA PARAÍBA

Praias têm apelo visual, como a Barra do Gramame, a Tabatinga e a do Amor, e naturista, em Tambaba

Bate-e-volta amplia check-up do litoral sul

Stanley Talião
Os "castelinhos das princesas' são torres encimadas por pedrinhas, surgidas da chuva e dos ventos


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA PARAÍBA

Falésias coloridas, encontros de rios com o mar, profusão de coqueiros, águas límpidas e o apelo naturista de Tambaba. O litoral sul da Paraíba, um dos mais belos do Nordeste, além de agradar ao turista tropical, tem praias próximas a João Pessoa, com acesso pela rodovia PB-008, construída há três anos. Assim, quem fica hospedado na capital paraibana, pode fazer o passeio e voltar no mesmo dia para João Pessoa.
Entre as praias badaladas, a mais afastada é a praia Bela, a cerca de 45 km da capital.
O primeiro destino é a praia de Barra do Gramame, cujo rio que deságua no mar separa João Pessoa do município do Conde. Mas, antes de chegar às areias, há uma parada em um mirante, ao qual se chega passando entre plantações de macaxeira e feijão verde. A 28 metros de altura, a vista do mar e das falésias é estonteante.
Na descida de carro para a praia, o visitante é apresentado à vegetação nativa, como as árvores frutíferas mangabeira e araçazeiro. Na Barra do Gramame, é possível tomar banho de rio ou de mar. Alguns pescadores transformaram suas casas em bares com petiscos de frutos do mar e água de coco. Do manguezal que circunda o rio é retirado o caranguejo.
A praia seguinte, a do Amor, foi batizada a partir de uma lenda. Conta-se que os índios tabajaras oficializavam o casamento passando por uma abertura em uma rocha existente no local. Os casais de turistas aproveitam para entrar na brincadeira e repetir o ritual. "Foi como casar novamente. A natureza é uma inspiração", diz o engenheiro mineiro Leonardo Paiva, 28, que atravessou a pedra com a mulher, a advogada Tatiana Albuquerque, 27.
Depois de Jacumã, uma praia mais urbana, com muitos bares na orla, fica a praia de Carapibus, famosa por seus arrecifes que formam várias piscinas naturais. Os bares colocam cadeiras e mesas literalmente dentro da água. Os peixinhos passeiam entre as pernas das pessoas.
A atração seguinte é a caminhada ecológica entre as praias de Tabatinga e do Coqueirinho. Antes da empreitada, o guia Carlos Queiroga, proprietário da agência Cliotur, comanda uma sessão de alongamento.
No caminho, que parece cenário de filme, o turista se deslumbra com o visual de falésias cobertas de vegetação, que atingem até 30 m, e com os arrecifes.
Em Coqueirinho, a paisagem inclui, claro, as palmeiras que batizam a praia. De um lado, os arrecifes formam piscinas de águas tranqüilas, ideais para as crianças, do outro, os surfistas aproveitam as ondas.
Diferentemente de alguns anos atrás, já é possível encontrar hoje bares na praia. Uma curiosidade: um pouco mais à frente dos estabelecimentos, há cavernas que se formam nas pedras com diversos formatos pelas quais passa a água do mar.
É nesta praia a parada para o almoço, no restaurante Canyon de Coqueirinho, cujo forte são as moquecas e os ensopados. Antes de o almoço sair, o guia leva o grupo para ver curiosas formações nas falésias coloridas (em tons de roxo, amarelo e verde) que ficam atrás do restaurante.
São os chamados "castelinhos das princesas" -pequenas torres encimadas por pedrinhas, surgidas da ação da chuva e dos ventos.
Após o almoço é hora de partir para Tambaba, a primeira praia oficial de naturismo do Nordeste e que atrai turistas do mundo inteiro. Mas antes há uma parada estratégica em um platô, para ver a praia de cima. A vista, mais uma vez, é de tirar o fôlego, com pedras no meio do mar e as indefectíveis falésias.
A agência Cliotur realiza o passeio com duração de oito horas, saindo de João Pessoa às 8h, passando por seis praias (Barra do Gramame, praia do Amor, Jacumã, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba), com possibilidade de estender até praia Bela, o que vale muito a pena. Custa R$ 40 por pessoa.
(AUGUSTO PINHEIRO)

Cliotur - tel.: 0/xx/83/247-4460, www.cliotur.com.br

Texto Anterior: De olho na Paraíba: "Sustança" sertaneja e frutos do mar dão o tom na cozinha
Próximo Texto: Município de Conde tem oferta de 1.152 leitos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.