UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hidrelétrica amplia área turística

DA ENVIADA ESPECIAL

Hoje quem chega à diminuta loja de suvenir de Itaipu não encontra camisetas bordadas ou bonés coloridos, como no Parque Nacional do Iguaçu, nem mesmo um livro com informações sobre a usina. Porém essa situação deve mudar em breve, pois está sendo construído um centro de visitantes na entrada da usina, equipado com lanchonete e lojas.
O centro de visitantes faz parte de um projeto de ampliação do complexo turístico de Itaipu, que recebe em média 1.500 pessoas por dia. Ele inclui, além da iluminação monumental e do ecomuseu, a abertura do Refúgio Biológico Bela Vista, uma espécie de parque que terá um zoológico exibindo animais nativos da região e edifícios construídos com inovações tecnológicas, como teto coberto com terra e grama com função de isolante térmico.
Já as visitas a Itaipu, atualmente gratuitas, passarão a ser cobradas. Há três tipos: as técnicas (para profissionais e solicitadas com antecedência), as especiais (de duas horas e também marcadas previamente) e as turísticas (mais gerais e realizadas em ônibus). Com a cobrança de ingresso, estas últimas serão ampliadas e incluirão novas paradas, segundo Hélio Teixeira, assessor da usina.
Outra idéia em estudo por Itaipu é a construção de um teleférico para levar turistas do lado brasileiro da usina ao paraguaio. Informações: 0/xx/45/520-6999. (MV)


Texto Anterior: Ecomuseu não deixa dúvidas sobre usina
Próximo Texto: Fronteira "Hi-tech": Em Tóquio, Ginza parece ser avesso à crise
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.