São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Culinária segue a linha quente do país

DA ENVIADA ESPECIAL

A comida paraguaia é quente como o clima do país. Os pratos que mais surgem à mesa são as carnes, preparadas de diversas formas -na maior parte da vezes como churrasco-, e os peixes de rio. O churrasco de costela é bastante pop por ali.
À mesa, os acompanhamentos costumam ser as muito bem-vindas e frescas saladas -como uma, bem típica, feita de feijão-fradinho-, mandioca cozida, batata-doce cozida, além da tradicional sopa paraguaia.
A sopa que não pode ser considerada sopa porque não é líquida -trata-se de um bolo- tinha tudo para ser apenas uma coadjuvante na mesa. Mas sua simplicidade conjugada a seu surpreendente sabor alçam esse suposto mero acompanhamento a uma posição de bastante destaque na típica culinária local.
Feita com farinha de milho, cebola, queijo e óleo, a sopa é batida no liquidificador e colocada em uma fôrma que vai ao forno. O resultado é um bolo tão oleoso quanto saboroso, que costuma ser servido um pouco antes da refeição.
Aí os comensais se deliciam com a sopa e, quando o prato principal chega, já estão se sentindo satisfeitos. Então atenção marinheiros de primeira viagem: evitem essa falha tática.
Em alguns locais, a comida pode ser realmente forte e desarranjar estômagos mais sensíveis. Na região de San Ygnacio, os moradores comem um picadinho de vísceras de boi bem temperado que pode ser uma bomba para quem não está acostumado.

Refrescante e salvador
Mas, se o viajante ficar indisposto, o tereré pode ser a salvação. Uma espécie de chimarrão gelado, o tereré é consumido de manhã e à tarde pelos paraguaios. A bebida também faz sucesso no Brasil, especialmente no Mato Grosso do Sul. Só que no Paraguai ele ganha ervas medicinais.
Por conta da forte presença da cultura indígena, os paraguaios lançam mão de plantas com nomes como "erva boa" para curar seus males. Fazem isso colocando-as nas garrafas de água gelada usadas para fazer o tereré.
Mesmo que esteja muito bem disposto, o visitante deve experimentar um gole da bebida, que parece caída do céu no calor escaldante em terras paraguaias. (HL)


Texto Anterior: República Guarani: Estância rural mostra tradição sem floreios
Próximo Texto: Pacotes para o Paraguai, preço por pessoa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.