São Paulo, segunda, 24 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DO PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA
Trilha mostra São Paulo e serra do Mar

da Reportagem Local

Uma das grandes atrações do Núcleo Pedra Grande, única área do Parque Estadual da Cantareira aberta a visitantes, são as trilhas. Há três trilhas abertas ao público.
A melhor delas, entretanto a mais "puxada", é a trilha da Pedra Grande, que chega até uma pedra que leva o mesmo nome.
Não lembra uma trilha convencional. É, na realidade, uma estrada asfaltada, bem conservada.
Entretanto, não é possível percorrê-la de carro ou bicicleta, proibidos dentro do parque.
A trilha da Pedra Grande requer um pouco de preparo físico. São 9.500 m até o final, percurso feito em cerca de duas horas e meia.
A caminhada vale a pena. Da "pedra grande", uma formação rochosa de granito a 1.010 metros de altitude, tem-se uma das melhores vistas de São Paulo.
Com as condições de tempo favoráveis, é possível ver trechos da serra do Mar.
Os que se dispõem a enfrentar a subida, podem também aproveitar para dar um pulinho no museu da Pedra Grande, que possui uma coleção -um tanto modesta é verdade- de animais.
A trilha também leva ao lago das Carpas, já no município de Mairiporã. O local é uma boa opção para um lanche ou um descanso.
Outra caminhada, mais curta, recebeu o nome de trilha da Bica. Ali é possível ter um contato mais "íntimo" com a vegetação. Entretanto, nem todos podem gostar. Muitas vezes é preciso desviar de teias de aranhas e troncos.
A trilha da Bica, com 1.500 m de extensão, não é tão puxada: gasta-se cerca de uma hora para percorrê-la. Ao final, é possível tomar um pouco de água natural na pequena bica.
O fato de existir um grande número de nascentes e córregos fez com que a serra onde está localizado o parque fosse chamada Cantareira. Cântaro é um jarro usado para guardar água.
A última trilha é a da Figueira, onde essa árvore pode ser observada. A trilha também é fácil: tem cerca de 700 metros de extensão e leva de 30 a 40 minutos para ser percorrida. Os mais "corajosos" podem optar por fazê-las todas num só dia.
Embora conservado, o parque apresenta um problema: a proximidade da cidade. Alguns locais foram invadidos por casas ou pelos moradores desses locais.


O Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira fica aberto aos domingos das 8h30 às 17h. O parque recebe escolas e grupos especiais, como creches, idosos etc. Ainda há vagas para este semestre para grupos especiais, mas para escolas só a partir do segundo semestre. As reservas de horário devem ser feitas pelo tel. (011) 952-8555, ramal 236. Não é permitida a entrada com bicicletas, carros e patins. O Núcleo Pedra Grande fica na r. do Horto, 931, tel. (011) 952-8555, ramal 228.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã