São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2010

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Estações de metrô são motivo de orgulho dos locais

Obras opulentas de mármore e com murais gigantes evocam "eterno líder" e cenas "revolucionárias"

Inaugurada em 1973, a rede norte-coreana tem hoje duas linhas e 17 estações, e transporta 300 mil usuários/dia


ENVIADO ESPECIAL A PYONGYANG

Você praticamente não verá carros em uma viagem à Coreia do Norte. Verá, sim, muitos pedestres -um pesadelo para os guias, que procuram evitar ao máximo o contato dos estrangeiros com a população local.
Os domingos são oficialmente "dias de caminhar". Há bicicletas, mas seu uso na capital é restrito aos homens.
A frota de ônibus elétricos e bondes chama a atenção pela idade avançada. Já o metrô é motivo de orgulho.
São obras de arquitetura opulenta, revestidas de mármore, com murais gigantes evocando, claro, o "eterno líder", e cenas revolucionárias. Inaugurada em 1973, a rede tem hoje duas linhas e 17 estações, e transporta 300 mil pessoas diariamente.
As estradas, geralmente com manutenção precária, já que o cidadão comum norte-coreano precisa de autorização prévia para circular dentro do seu próprio país.
(PEDRO CARRILHO)


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