UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista francês antecedeu o modernismo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para muitos, Gauguin é moderno ou teria, ao menos, dado um pontapé inicial no modernismo.
O artista estreou na arte seguindo o impressionismo. Ele figura em listas de pós-impressionistas, sintetistas e simbolistas, movimentos anteriores às vanguardas européias com todos os "ismos" que formam o modernismo.
"Como você vê essas árvores? Amarelas? Pois então ponha no quadro o amarelo mais forte da sua paleta. A sombra você vê como? Ela está mais para o azul? Pinte-a com o azul do além-mar, puro. E as folhas? Vermelhas? Ponha um vermelhão." Assim Gauguin ensinava pupilos a pintar o que sentiam e não o que viam, seguindo o sintetismo, que ele ajudou a conceber em Port-Aven e que preconiza o uso das cores puras e dos contornos delineados.
Com isso, ele se distanciou dos impressionistas, que continuaram a admirá-lo, subverteu convenções acadêmicas e afastou-se da pintura fotográfica. (HL)



Texto Anterior: Mostra em Paris exibe o Taiti de Gauguin
Próximo Texto: Marlon Brando troca cinema por atol nos anos 60
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.