São Paulo, segunda, 25 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO, 445
Cidades têm patrimônio
Velho casario da província subiu a serra

da Reportagem Local

Se para você São Miguel Paulista e Barueri são sinônimos apenas de crescimento desordenado, considere-se enganado. Uma importante fatia do patrimônio histórico brasileiro esconde-se nesses locais.
Quer ver? São Miguel guarda a Capela de São Miguel Arcanjo, considerada a igreja mais antiga do Estado -é de 1622. Construída pelos índios com a técnica de taipa, fica na rua Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10. Declarada patrimônio histórico, foi tombada em 1938 e reformada recentemente.
Em Barueri, restam resquícios do aldeamento que ali foi criado no início do século 17. O principal tesouro da cidade é uma imagem do século 18, que pode ser observada em uma igrejinha de tijolos, onde foram aproveitadas também duas portas do antigo templo.
Nessa incursão pela antiga arquitetura religiosa de São Paulo, a praça central de Mogi das Cruzes também ocupa lugar de destaque. Fundada pelos jesuítas no século 16, a cidade mantém algumas construções de época bem preservadas.
A igreja do Convento e a da Ordem Terceira do Carmo são remanescentes dessa época. Revelam forte influência da arquitetura mineira, principalmente na madeira talhada e na pintura.
No convento, ao lado da igreja, funciona uma escola particular, que permite visitas autorizadas. Com um imenso pátio, pé-direito altíssimo e janelas no mais perfeito estilo colonial, vale a visita.
²

Casario colonial A cidade de Itapecerica da Serra também guarda um valoroso patrimônio histórico. No centro, o casario colonial, dos séculos 18 e 19, revela o passado local.
Parte das casas foi erguida com a técnica de taipa de pilão, muito comum em todo o Estado. Também há singelas casas de tijolo. As primeiras construções da cidade foram erguidas pelos índios guaianás e por mestiços.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.