São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incidente de inauguração faz BRA adiar para setembro o início de seus vôos regulares para Caruaru

Cidade terá ligação aérea com o Sudeste

DO ENVIADO ESPECIAL A PERNAMBUCO

Houve um tempo em que somente jegues carregados com seus caçuás (grandes cestos) conseguiam transpor as pequenas estradas que ligavam o litoral ao interior de Pernambuco.
Hoje quem vai para Caruaru utiliza a BR-232. A rodovia está em obras para duplicação, o que obriga os motoristas a desviarem de buracos e pararem em vários trechos. A paisagem, entretanto, ameniza o desconforto. Das serras da Rucinha e da Batata, avista-se a cidade de Gravatá, referência para nordestinos que buscam temperaturas mais baixas.
Mas ainda este ano o pernambucano e o turista devem ter a possibilidade de optar entre viajar de carro ou seguir para Caruaru de avião. O primeiro Boeing pousou na cidade no dia 25 de fevereiro. O B-737 da BRA Transportes Aéreos foi recebido por autoridades e por uma banda de pífanos.
A festa, entretanto, teve de ser interrompida por causa de um incidente na pista. Quando o avião se preparava para decolar rumo a Recife, parte da pista cedeu e a escala não pôde ser completada. A façanha de ligar Caruaru ao Sudeste em dois vôos semanais foi adiada para o segundo semestre.
O primeiro vôo comercial a Caruaru foi também a primeira viagem de avião da maioria dos passageiros a bordo. Minutos antes da aterrissagem, José Batista, 59, estava eufórico: "De ônibus, levava 40 horas para vir e mais 40 para voltar, agora já estamos no quintal de casa". Com máquinas fotográficas, os usuários procuravam registrar tudo. Proibidas desde os atentados aos EUA, em 11 de setembro, as visitas à cabine do piloto eram o maior anseio.
As obras para o conserto da pista do aeroporto Oscar Laranjeiras deverão ser concluídas em setembro. Até lá, a BRA desviará os dois vôos semanais para Recife. A empresa oferece ônibus para completar a viagem até Caruaru sem custo adicional. (FM)


Fabio Marra, editor-adjunto de Arte, esteve em Caruaru a convite da BRA e da Prefeitura Municipal de Caruaru


Texto Anterior: Vilarejo reúne discípulos de Vitalino
Próximo Texto: Feriado promete ser animado no Estado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.