São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vilarejo reúne discípulos de Vitalino

DO ENVIADO ESPECIAL

O Alto do Moura fica a 7 km do centro de Caruaru. Reduto dos artesãos seguidores do Mestre Vitalino, o tranquilo vilarejo é ponto de partida da maior parte da produção do artesanato de Caruaru. Os artesãos fazem das casas suas oficinas e costumam deixar as portas abertas para os turistas.
O nome do lugar homenageia a família Moura, responsável pela construção de vários casebres na região. O Alto do Moura ganhou fama, entretanto, por causa da arte do seu filho mais ilustre, o ceramista Vitalino Pereira dos Santos.
O aprendizado da técnica do artesanato figurativo de Vitalino enriqueceu a história da região. Grandes artesãos de Pernambuco nasceram ou foram criados no Alto do Moura. Entre eles, Manuel Eudócio, Antônio Galdino e Zé Caboclo, que, com a força da imagem, também resgatavam da memória costumes nordestinos para moldar no barro verdadeiras obras de arte.
"Hoje em dia muitos artesãos trabalham com o massapé, mas poucos com a sensibilidade que tinha meu pai", desabafa Manuel Vitalino, 67, filho de Mestre Vitalino. Manuel é um dos quase mil artesãos que moram no Alto do Moura. Ele mostra com orgulho peças que moldou seguindo à risca a técnica do pai.
O Alto do Moura exige disposição para caminhar. Em cada uma das oficinas, o turista vira aluno por alguns minutos. "Primeiro temos de preparar o massapé", ensina Teresinha Simões, 39, enquanto o ajudante Marcos Nogueira amassa o barro com os pés.
Os dois fazem luminárias, tigelas, porta-velas e vasos. Por mês, produzem em média 1.500 peças.
A produção de miniaturas é um show de habilidade. "As peças menores exigem maior atenção e o tempo para acabamento é indiscutivelmente maior",conta Marliete Rodrigues da Silva.
No Alto do Moura o visitante pode conhecer também a Casa Museu Mestre Vitalino (leia mais na pág. F3). E, entre uma parada e outra, pode saborear pratos típicos, como as disputadas carne e buchada de bode. (FM)


Texto Anterior: Feira de Caruaru é show de formas e cores
Próximo Texto: Cidade terá ligação aérea com o Sudeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.