São Paulo, Segunda-feira, 25 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futebol é paixão nacional

Colunista da Folha

Em 1966, Portugal foi impedido de ganhar a Copa da Inglaterra. Para enfrentar a anfitriã na semifinal, o time de Eusébio, que eliminara o Brasil com talento e violência -Pelé apanhou como nunca na vida-, precisou viajar para Liverpool de trem, de madrugada. E Portugal perdeu. Foi essa a melhor participação de Portugal numa Copa.
Os portugueses gostam de futebol tanto quanto os brasileiros. Prova disso é o campeonato nacional, recheado de jogadores de várias partes do planeta.
Há duas semanas, a Uefa (União Européia de Futebol) decidiu que Portugal será a sede da fase final da Eurocopa em 2004. Isso bastou para que os portugueses ficassem eufóricos.

Investimentos
O país, que já é um verdadeiro canteiro de obras -a Comunidade Européia investe ali bilhões de dólares-, receberá financiamento para a construção de três estádios e a reforma de outros.
Como é provável que muitas das maravilhas que há para ver em Portugal sejam escondidas por tapumes, é bom pensar em visitar o quanto antes as terras lusitanas. E depois, encantado pelo país, programar nova visita para 2004, para assistir a grandes clássicos do futebol europeu.
(PASQUALE CIPRO NETO)


Texto Anterior: Confira opções de diversão em Lisboa
Próximo Texto: No país, o ideal é comer, beber e flanar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.