São Paulo, Segunda-feira, 25 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTUGAL

Classificados de históricos ou de regionais, estabelecimentos cultivam a rica arte culinária lusitana

Pousadas do país recebem e preservam

do enviado especial a Portugal

Conhecer os principais recantos da península Ibérica na intimidade de seus castelos, mosteiros, conventos e fortes significa visitar algumas das 44 Pousadas de Portugal, que cobram em média 30 mil escudos (US$ 200) por hospedagem em quarto duplo, com café da manhã (veja arte ao lado).
Comparáveis às melhores pousadas da França, Espanha ou Alemanha, esses estabelecimentos hoteleiros, surgidos em 1942, se tornaram guardiões da arquitetura histórica em todo o país.
Além de alojamento de luxo, as pousadas cultivam a arte culinária que diz respeito ao estilo e às tradições da região em que estão plantadas. E, cobrindo todo o território, facilmente se encaixam nos roteiros de quem cruza Portugal de carro. Convém, entretanto, fazer reserva, pois muitas das pousadas são médias ou pequenas -e têm lista de espera.

Histórica ou regional
Entregues à iniciativa privada em 1976, as Pousadas de Portugal tiveram impulso modernizante nos anos 80, quando foram classificadas pela Enatur -o ente turístico governamental- em duas categorias: histórica e regional.
Com isso, o país não só salvou prédios históricos da degradação, como preservou tradições gastronômicas em locais que nem sempre tinham bons hotéis nem restaurantes de bom padrão.
No caso das classificadas de regionais, os prédios são concebidos para serem pousadas e construídos próximos de sítios históricos ou em meio a belas paisagens. Já as pousadas históricas podem estar instaladas em castelos medievais cujo interior foi transformado em hotel moderno.


Pousadas de Portugal - www.pousadas.pt; tel. 351-1-844-2001 e fax 351-1-844-2085/7


Texto Anterior: No país, o ideal é comer, beber e flanar
Próximo Texto: Pacotes em Portugal
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.