São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARIS "CHIC"

Do hotel que abrigou Lady Di antes do acidente ao que recebeu Madonna, cada um tem um destaque próprio

Palácios abrigam desfiles e gente de moda

DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Conheça alguns dos mais charmosos e caros hotéis de Paris:
Neste ano, Madonna chegou a ocupar todo o primeiro andar, e Jeniffer Lopez, todo o sexto. Um dos destaques da decoração (ao estilo Luís 15) são os lustres de cristal Baccarat, de propriedade da família que controla o hotel.
Um dos seus restaurantes, Les Ambassadeurs, está entre os melhores de Paris, sob comando do chef Dominique Bouchet. O Bar du Crillon atrai gente da moda.

Ritz - Seu charme foi imortalizado na canção "Putting on the Ritz". É sede de grandes desfiles de moda, duas vezes por ano, que ocorrem em cima de placas colocadas sobre a piscina coberta.
O palácio é considerado patrimônio da humanidade e é tombado. Localizado na Place Vendôme, pertence à família Al Fayed, do namorado da princesa Diana.
O acidente que matou Lady Di é tema proibido entre os funcionários do hotel. Foi por uma porta traseira do edifício que ela saiu antes do acidente na Pont d'Alma. A porta tornou-se famosa porque nela foi registrada a última imagem de Diana viva, filmada pelo circuito interno de TV. Fica em frente ao bar Hemingway.
Outro charme do Ritz é sua École de Cuisine, que forma chefs de cozinha. Os cursos duram de duas horas (cerca de US$ 40) a dois meses, sempre em turmas pequenas.

Meurice - Vizinho do Crillon, acabou de restaurar todo o palácio, com destaque para a cúpula de cristal do jardim de inverno, em estilo art nouveau. É lindo, mas os cantos dos pássaros que se ouve nele são gravações.
A suíte La Belle Étoile, na cobertura, oferece uma vista de 360 graus de Paris. As janelas, de cristal refletor, permitem ampla visão de dentro para fora, mas não o contrário. Da banheira pode-se contemplar grande parte de Paris.
O Le Meurice Restaurant teve recuperada uma imponente paisagem com um céu povoado de anjos na parede principal.

Raphael - É um dos mais charmosos e menos suntuosos. Também pertencente e administrado por uma família de franceses, fica na avenida Kléber.
Em seus corredores, quadros de artistas como Monet e Van Gogh (há uma polêmica se este último de fato é o autor da obra pertencente ao hotel). Segue o que chama de "alcove room" na decoração dos seus 90 quartos, com riqueza e discrição. Tem um dos mais belos terraços dos hotéis parisienses. Seu restaurante, La Salle à Manger, tem entre os frequentadores o ator Jean Reno.

Le Bristol - Localizado na Rue du Faubourg St. Honoré, onde estão as mais famosas grifes do mundo, fica perto do palácio presidencial e da Champs-Elysées. Tem 180 quartos e 49 suítes. É um palácio construído no século 18 e tem diversas obras adquiridas do Louvre após a Segunda Guerra.
Afirma ter os maiores banheiros dos hotéis de Paris. Como a cultura de um banheiro para cada quarto é relativamente recente na Europa, a maioria dos hotéis tem banheiros bastante pequenos.

Lancaster - Fica na Rue de Berri, também na região da Champs-Elysées. Tem apenas 60 quartos, num prédio do século 19, com móveis restaurados, pinturas e objetos de arte do período.
O hotel quer ser o mais charmoso e discreto da cidade. Por isso seu restaurante é restrito aos hóspedes e seus convidados. Foi construído em 1889 para abrigar uma família da nobreza francesa.
Marlene Dietrich morou no Lancaster. A suíte em que vivia foi batizada com seu nome e seu retrato impera sobre a cama.

Plaza Athénée - Situado na avenida Montaigne, está próximo à Champs-Elysées. É um dos preferidos dos brasileiros. Por isso grande parte de seu staff fala português ou espanhol.
Há dois tipos de decoração, uma mais clássica e outra mais moderna. Mas ela não se repete em nenhum dos aposentos (leia mais sobre esse hotel na pág. G5).
(PLÍNIO FRAGA)


Reservas no Brasil - A The Leading Hotels of the World faz reservas desses hotéis pelos telefones 0/xx/11/286-0755 (na cidade de São Paulo) ou 0800-141819 (demais cidades).


Texto Anterior: Pacotes: Preços por pessoa
Próximo Texto: Ceias celebram a virada do ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.