São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso ensina a sobreviver diante das agruras da caatinga

FREE LANCE PARA A FOLHA

Seu Lino é um índio pankararé que vive desde que nasceu na reserva ecológica Raso da Catarina, a 40 km de Paulo Afonso.
Adaptado ao clima sequíssimo da região, ele costuma dizer para quem pergunta que não toma banho há três anos. Pode também passar um dia inteiro sem tomar nenhum gole de água.
Com esse perfil, ele poderia ser o professor do curso de sobrevivência na caatinga promovido pelo grupo Kalangos.
O sargento do Exército Pasur Tenório, Virgílio Agra e Sergio Costa Santos desenvolveram o curso para os muitos aventureiros. Eles mostram quais plantas são comestíveis e onde é possível conseguir um pouco de água, além de dar todas as dicas para quem quer conhecer a região.
Levar muita água potável, agasalho para a noite, protetor solar e boné é indispensável. A formação rochosa, a existência de árvores ameaçadas de extinção e o total isolamento fazem de Raso da Catarina um passeio único.
A área total da reserva é de 6.400 km2 e ela fica localizada em três municípios baianos: Canudos, Rodelas e Paulo Afonso. Só é possível chegar lá com um veículo de tração nas quatro rodas, o que não inibe a ação de caçadores, atraídos pela rica fauna. Animais como tatu, peba, camaleão, cascavel, veado e porco-do-mato são típicos da região. E há até onças.
A Baixa do Chico, onde fica a reserva indígena Pankararé, é uma das paradas mais famosas do Raso. A temperatura é elevada durante o dia e baixa a 10C à noite. O melhor período para a visita é entre junho e agosto, quando o calor diminui e a vegetação fica mais verde.
O difícil acesso certamente contribuiu para que Lampião escolhesse a Baixa Fechada como um de seus esconderijos. Para quem não quer se arriscar a passar uma noite na reserva, é possível fazer passeios de um dia pelas trilhas da caatinga. (LP)


Texto Anterior: Cardápio de aventura inclui bungee jump
Próximo Texto: Trekking conquista os avessos a radicalismos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.