São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2001

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MERCADO

Em 2000, 617 mil brasileiros visitaram o país

Turismo dos EUA elege o Brasil como uma de suas prioridades

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Falando a profissionais do setor de viagens em São Paulo, o norte-americano Adam M. Goldstein declarou que, para o Brasil, "the "momento" seems to be back" (o que, numa tradução livre, equivale a dizer que os bons tempos parecem ter voltado).
Principal executivo da Travel Industry Association of America, a TIA, Goldstein é também um capitão da indústria do turismo, ocupando a vice-presidência da Royal Caribbean Cruises, gigante do setor de cruzeiros marítimos.
O otimismo do dirigente da TIA, megaentidade que reúne as mais importantes empresas norte-americanas de turismo, não é, entretanto, gratuito.
Está embasado em números: dados recém-consolidados mostram que, no ano 2000, de janeiro a outubro, 617 mil turistas brasileiros visitaram os EUA.
Uma vez totalizados, esses números devem colocar a economia brasileira em sétimo lugar no ranking dos países que mais enviam pessoas aos EUA -com crescimento estimado de 12% com relação a 1999, ano em que 665 mil brasileiros visitaram destinos turísticos norte-americanos.
Se não forem considerados o Canadá e o México, que fazem fronteira com os EUA, o Brasil fica em quinto lugar nesse ranking, atrás do Japão, do Reino Unido, da Alemanha e da França.
De olho nos números, Goldstein veio ao país para analisar tendências e, também, para falar do portal institucional da TIA (www.tia.org) e do megasite da organização que divulga destinos e produtos turísticos norte-americanos (www.seeamerica.org).
Aproveitou para dizer que, juntamente com o Reino Unido e o Japão, o Brasil deve estar no topo das prioridades que a TIA elegeu para este início de milênio.
E, segundo ele, a recém-lançada versão em português do portal www.seeamerica.org aponta nessa direção.

A TIA em SP
Com escritório em São Paulo desde fevereiro de 2000, a TIA é representada no Brasil por Luiz de Moura Júnior (lmoura @tia.org). Organização sem fins lucrativos que, além de representar a indústria do turismo norte-americano, promove e facilita viagens àquele país, a TIA gera para os EUA mais de US$ 562 bilhões anuais. E uma de suas incumbências é a organização do Pow Wow, evento anual que reúne 6.000 profissionais do setor de viagens e que, este ano, terá lugar em Orlando (Flórida), de 5 a 9 de maio.



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