São Paulo, segunda-feira, 26 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Idéia é de artista austríaco

Arco-íris ilumina seis edifícios históricos

DA EFE

Prédios representativos de várias cidades européias serão unidos por uma iluminação noturna colorida de 1º a 10 de maio para festejar a ampliação da União Européia, que conta com dez novos membros: Polônia, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia, Hungria, Malta e República Tcheca. O projeto de iluminação foi anunciado na semana passada pelo museu de Belas Artes de Viena (Áustria).
Cada monumento será iluminado de uma cor. O portão de Brandemburgo, em Berlim (Alemanha) será coberto por luzes em tons de laranja; o Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica), será colorido de luzes azuis; a catedral de Cristo Salvador, em Moscou (Rússia), terá focos violetas; o Coliseu, em Roma (Itália), ganhará tons de amarelo; o Palácio Real de Varsóvia (Polônia) será coberto de roxo; e o museu de Belas Artes de Viena ficará todo verde.
O artista austríaco Walter Cooper é o encarregado pela iluminação, chamada, por ele, de "ponte de luz sobre o continente da paz". Além de festejar a entrada dos novos membros na UE, a intervenção comemorará o Dia da Europa, que é 9 de maio.
O projeto artístico intitulado "Arco-Íris" é mais amplo que as fronteiras da UE, pois dele participa a Rússia, que não integra a UE. Para o artista, a idéia corresponde a uma "visão utópica de um continente unido pela paz e que não está confinado aos limites da União Européia".
O projeto ganhou o nome de arco-íris pois, segundo Cooper, o fenômeno da natureza traduz uma imagem "de esperança, paz e entendimento para as culturas".
Marcado por conflitos, para Cooper, no século 21, o continente relegou a guerra ao passado.


Texto Anterior: Ação internacional: Código une empresas contra turismo sexual infantil
Próximo Texto: Líbano: País bate marca de 1 milhão de turistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.