UOL


São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tour no lombo de elefante faz as vezes de jipe

DO ENVIADO ESPECIAL

Como alternativa ao jipe, o Kapama Private Reserve Lodge (00/xx/27/12/804-4840; www.kapama.co.za), na Província de Limpopo, oferece safáris em elefantes. Os animais usados vieram de uma reserva do Zimbábue. Lá, ameaçavam a flora, pois derrubavam árvores. Suas presas não têm o mesmo comprimento. A mais curta é usada com a tromba para quebrar galhos duros. À primeira vista, todos parecem iguais. Para distingui-los, observe a tromba, as orelhas e as presas.
Além do treinador, cada elefante leva duas pessoas. A vantagem em relação ao jipe é que o paquiderme se aproxima dos animais silenciosamente e oferece um ponto de observação mais alto. Os treinadores falam com os elefantes, que entendem 80 comandos vocais, embora obedeçam quando querem.
Quem anda a pé perto deles está seguro: leões e outros predadores têm medo de elefantes e não se aproximam. Quando se monta em um, surpreende a delicadeza de um ser tão grande. Não por acaso, em muitas culturas africanas, o elefante simboliza força espiritual e resistência física. (VS)

Texto Anterior: Savana se desvela em cores e silêncios
Próximo Texto: Guia regula ação de afoito em safári
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.