UOL


São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plumas enriqueceram criadores

DA ENVIADA ESPECIAL

A cidade de Oudtshoorn, fundada em 1847 no alto das montanhas do Pequeno Karoo por uma população rural, cresceu principalmente a partir da década de 70 do século 19. As plumas de avestruz, que estavam na moda, impulsionaram a criação da ave nessa região de solo argiloso, adequado para o plantio de alfafa (principal alimento dos avestruzes), e de clima quente e seco.
As plumas, bastante caras na época do "feather boom", foram comercializadas pelos barões das plumas até a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Coloridas, adornavam vestidos e chapéus femininos nos períodos vitoriano e eduardiano.
Ainda hoje é possível encontrar os chamados palácios de plumas, como um casarão de pedra de 18 quartos construído em 1910.
Hoje, a carne do bicho, em alta no mundo todo, é lucrativa -a região é conhecida como a "capital mundial do avestruz".(GR)

Texto Anterior: Avestruz mescla refeição e divertimento
Próximo Texto: Caverna é espetáculo de som e luz
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.