UOL


São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caverna é espetáculo de som e luz

DA ENVIADA ESPECIAL

As cavernas Cango, a 29 km da cidade de Oudtshoorn, estão no roteiro dessa região montanhosa da África do Sul. Amplo e iluminado, o local não perde em nada para os espeleotemas (formações minerais) de cavernas brasileiras (encontradas na Chapada Diamantina, BA, por exemplo).
Em uma hora de passeio (35 rands por pessoa), é possível percorrer nove câmaras da caverna que fica nas montanhas Swartberg. Estalagmites e estalactites (tipos de espeleotemas) se encontram em algumas salas, formando colunas cheias de ornamentos.
De acordo com o guia de origem xhosa Wanka Tyatya, 25, ali estão as maiores estalagmites e estalactites do mundo. Se não forem realmente as maiores, há pelo menos algumas interessantes.
Na câmara Arco-Íris, um jogo de luzes artificiais, que deu nome à sala, ilumina formações detalhadas. Em outro salão, há um espeleotema batizado como Cleopatra's Needle (a agulha de Cleópatra), com quase dez metros de altura, que vem sendo formado há cerca de 150 mil anos. Outra formação parece um órgão gigante (The Giant Organ Pipes).
No final do passeio, os tambores da África ecoam do fundo da caverna. "É uma gravação", brinca o guia. Depois ele explica: "Não, tirei o som de uma formação fina, mas bastante sólida". (GR)

Texto Anterior: Plumas enriqueceram criadores
Próximo Texto: Feira internacional: Fluxo de brasileiros para os EUA cai 26,5%
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.