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São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2003

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FEIRA INTERNACIONAL

Queda de 2001 para 2002 é a segunda maior entre os dez países que mais enviaram turistas para o país

Fluxo de brasileiros para os EUA cai 26,5%

MARGARETE MAGALHÃES
ENVIADA ESPECIAL A ST. LOUIS

O turismo internacional nos EUA só deve voltar a patamares anteriores aos de 11 de setembro daqui a três anos, segundo estudo do Departamento de Comércio dos EUA, divulgado durante a 35ª Pow Wow -maior evento da indústria do turismo norte-americano -, que reuniu cerca de 5.100 pessoas de 64 países de 17 a 21 de maio em St. Louis, a capital do Estado de Missouri.
O crescimento em 2003 será modesto, de apenas 1%, e aumentará gradativamente nos anos seguintes. Em 2006, a previsão é que os EUA recebam 51 milhões de turistas internacionais.
No caso do Brasil, que nos últimos anos caiu da quinta para a oitava posição em emissão de turistas para os EUA, a estimativa é que em 2006 haja aumento de 20% no fluxo de brasileiros em relação a 2002 (confira tabela ao lado), saindo dos 405 mil para 484 mil visitantes.
A previsão, porém, passa longe do pico apresentado em 1997, quando 940,7 mil verde-amarelos viajaram para os EUA.
"O mercado diminuiu mais de 50% em relação a 1998", diz Luiz de Moura Jr., 39, diretor da TIA (Travel Industry Association of America) no Brasil - associação que engloba mais de 2.000 organizações de turismo nos EUA.

Negócios brasileiros
O evento encolheu em número de participantes, mas, para os operadores brasileiros, a diminuição não impediu a geração de novos negócios, que totalizou US$ 3,1 bilhões (ainda assim, houve uma redução de 10% em relação ao ano anterior).
"A queda [de participantes e de negócios] já era esperada antes da feira. O dólar estava altíssimo, havia indecisão por causa da guerra e da Sars, tudo ao mesmo tempo", explica Moura Jr.
Nesta edição, participaram 44 operadoras brasileiras, contra 49 no ano passado.
"Queremos crescer de 20% a 30% no mercado", diz Barbara Picollo, gerente de produto para América do Norte e Caribe da CVC, operadora que levou 6.000 brasileiros para os EUA em 2002.
Após o fim da guerra no Iraque e a valorização do real no último mês, Picollo aposta no impulsionamento das vendas para a Disney, tradicional destino de férias de julho, e para Las Vegas e Havaí.
Com apoio da TIA, o SeeAmerica Vacations -um programa desenvolvido por operadoras brasileiras (Agaxtur, Designer, Flot, Soft e Trade), que trabalham em parceria para divulgar e vender 12 destinos nos EUA- renovou o projeto até 2004 e contará com US$ 300 mil para gastar em publicidade no mercado brasileiro.
Ao contrário da indústria de turismo no Brasil, que viu despencar o fluxo de turistas para os EUA, as vendas do SeeAmerica Vacations cresceram 174% desde que o pool começou a operar, em 2001. Essa fórmula criativa encontrada pelas operadoras brasileiras que, apesar de concorrentes, uniram-se para divulgar e promover os EUA deve se tornar um modelo internacional.
"A TIA vai tentar implementar nosso modelo no Japão e na Inglaterra", diz Magda Nassar, diretora da Soft Travel.

Promoção
O fluxo de turistas brasileiros para os EUA depende de duas medidas do governo americano, que pode impulsioná-lo ou restringi-lo ainda mais. A positiva é que o Congresso americano, pela primeira vez depois de 15 anos, alocou US$ 50 milhões para promover o turismo internacional. O gasto será feito em um ano e meio, com o objetivo de retomar o espaço que os EUA perderam para o turismo interno -dos países emissores- ou outros destinos internacionais. A negativa é a obrigatoriedade de entrevistas pessoais para conseguir visto para os EUA (leia mais ao lado).
Ainda não foi decidido como os US$ 50 milhões serão direcionados. A TIA quer coordenar campanhas e gastar o dinheiro na promoção dos EUA em vários países. "Todos querem um pedaço da torta", diz Moura Jr.
Segundo o presidente da TIA, William S. Norman, o Departamento de Comércio é quem decidirá como o dinheiro será gasto.


Margarete Magalhães viajou a convite da TIA (Travel Industry Association of America) e da Delta Airlines

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