São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2005

Texto Anterior | Índice

REINO UNIDO

"Lonely Planet" afirma que região supera todas as expectativas

Guia aponta "novo norte" como meca turística

KARIN STROHECKER
DA REUTERS

Pessoas extrovertidas, cidades cosmopolitas e boa comida tornaram o norte da Inglaterra um dos mais atraentes destinos turísticos do mundo, ao lado do melhor da Itália e da Espanha, de acordo com um novo guia de viagem da respeitada série "Lonely Planet".
O guia elogia cidades, antes vistas como austeras, e as compara a Barcelona, Roma e Florença.
Golpeando a má reputação britânica de clima ruim e refeições sem graça, o "Lonely Planet" recomenda lugares como Leeds, Glasgow e Manchester, que descreve como abarrotados de cultura e, sobretudo, de gente interessante.
"Em qualquer lugar do chamado "novo norte", encontram-se arquitetura dinâmica, hotéis de design, culinária contemporânea e bares e clubes agitados", afirma o autor do guia, David Else.
"Se você achava que conhecia o Reino Unido, prepare-se para ter suas expectativas mais do que superadas", continua Else.

Nova estratégia
Para Michael Hebbert, professor de planejamento urbano da Universidade Manchester, as cidades do norte sempre tiveram boas galerias de arte e bons museus, mas agora aprenderam a vendê-los melhor. "Turismo urbano não liga para praias, mas para bares, música e para circular em uma atmosfera cosmopolita."
E isso as cidades britânicas têm, somado ainda a uma cultura vibrante de bares e cafés.
Moradores de Halifax, um município de 90 mil habitantes que fica entre as mais conhecidas Leeds e Manchester, dizem que até mesmo "cidadezinhas" no "novo norte" estão atraindo mais visitantes.
"Nos recebemos muito investimento e o custo de vida está bem mais baixo. As pessoas gostam de aparecer por aqui, e temos visto muito mais turistas", disse o gerente de bar Kim Webster, 21.


Texto Anterior: Fim de semana / Corpus Christi: Feriado adorna ruas de pequenas cidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.