São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GALÍCIA
Muralha romana do séc. 3º transformada em passeio é maior atração de Lugo; em Baiona, carro-chefe é fortaleza
Vizinhos de Santiago são boas "escapadas"

DO ENVIADO ESPECIAL À GALÍCIA

Num raio de 100 km de Santiago há uma série de escapadas que valem pelo menos uma tarde de visita -Lugo, Ourense, Pontevedra, La Coruna, Vigo. Ou uma noite de estada, caso de Baiona, cidade litorânea que conta com um Parador (da rede de hotéis de charme Paradores de España), um lugar elegante construído em uma fortaleza à beira do mar.
Lugo, a 105 km de Santiago, tem duas grandes atrações. Uma delas é uma muralha romana do século 3º, de mais de 2 km de perímetro, erguida com lâminas de ardósia e hoje transformada em passeio público, pista de jogging e, infelizmente, fumódromo de haxixe para alguns jovens.
Há também quem se anime com as fontes de águas sulfurosas a 70C. Dizem que são terapêuticas, mas queimam a pele e fedem a ovo podre -a enxofre.
Outro charme da cidade -embora perverso- é a decadência visível de seus prédios velhos, seus assobradados em decomposição, os telhados cobertos de gramíneas e compostas floridas, janelas arruinadas sob paredes com brasões, colunas lascadas.
Isso vai acabar: é inviável, é frágil, ao contrário dos paredões romanos que envolvem Lugo ou da catedral românico-barroca-neoclássica (é uma catedral feita de camadas históricas) que domina o bairro das ruínas. Mas tem lá seu encanto, que vai ruir ou ser reformado em breve, pois boa parte do interior histórico da Espanha parece estar em obras.
Da fortaleza de Baiona diz-se que lá se avistou e se recebeu pela primeira vez a notícia do Descobrimento da América, pois por lá teria passado a caravela Pinta, da esquadra de Colombo, da qual há uma réplica no porto. Não impressiona, mas flutua, diferentemente das réplicas brasileiras.
O charme de Baiona está em seu Parador, com preços interessantes (R$ 200 por noite, barato para o lugar) e um excelente restaurante. Um belo passeio é dar a volta na muralha ao anoitecer (às 22h em junho e julho). O problema é não cair nos vãos de até 4 m de altura, que não têm sinalização. Baiona pode ser ainda ponto de partida para expedições a Tui, bela cidade já à beira do Minho e de Portugal, Pontevedra e Vigo, grande cidade portuária galega.
Ourense, outra das cidades mais importantes da Galícia, é a prima rica de Lugo. Tem uma bela praça Maior e, mais curioso, igrejas enormes a metros umas das outras, com missas dominicais em sequência, frequentadas pelos mesmos fiéis. Na Província de Ourense há ainda um pequeno jardim à beira de um rio, com uma vila quase medieval -Allariz. (VINICIUS TORRES FREIRE)


Texto Anterior: Por pessoa, em apartamento duplo
Próximo Texto: Nacionalismo do galego é moderado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.