São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parque Tingüi retoma centenário da chegada da leva de ucranianos

DO ENVIADO ESPECIAL

Para comemorar um século da imigração ucraniana em Curitiba foi criado, em 1995, o memorial no parque Tingüi. Na verdade, algumas famílias de imigrantes vieram antes, mas o grosso dos colonos chegou depois de 1895.
O memorial é parecido com o seu primo polonês, mostrando casas de madeira típicas dos imigrantes, em uma das quais são vendidos suvenires.
Mas uma das construções é bem mais imponente, uma réplica da igreja de São Miguel Arcanjo. A igreja original foi construída por imigrantes ucranianos no município de Mallet (PR).
A réplica contém uma exibição de ícones religiosos e artesanato, como os famosos ovos pintados, ou "pessankas", também típicos da Polônia. O memorial exibe um estátua de uma "pessanka" gigante.
São celebradas várias festas típicas no memorial, como a bênção dos alimentos no sábado de aleluia, a festa nacional da Ucrânia em agosto, a festa da colheita em outubro e a de são Nicolau em novembro. (RBN)


Texto Anterior: Raiz paranaense: Museu relembra luta da FEB na 2ª Guerra
Próximo Texto: Pacotes para Curitiba; preço por pessoa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.