São Paulo, segunda, 27 de janeiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coma como os romanos

SILVIO CIOFFI
Editor de Turismo

Em Roma, todos os caminhos levam à boa mesa, e as diferentes regiões da cidade têm suas especialidades gastronômicas.
Na área onde funcionou o abatedouro municipal de Testaccio e nos arredores do Ghetto, antigo bairro judeu, impera a "cucina romanesca", baseada no frescor dos alimentos (leia texto acima).
Do espaguete "alla carbonara" até pratos de vísceras de animais, a comida romana é condimentada com azeite de oliva e ervas, usando sempre ingredientes sazonais.
A vitela, bastante apreciada, é tenra e rende pratos como a ``saltimboca alla romana'', preparada com salvia e presunto de Parma.
Restaurantes como o Colline Emiliane, na via degli Avignonesi, 22, tel. 481-7538, fazem questão de registrar no cardápio que só servem vitela -e não congelada.
Os romanos chamam de "trattoria" o restaurante familiar, que serve comida caseira, e de "ristorante" os lugares mais elegantes.
Também existem a "tavola calda" e locais de sanduíche memoráveis. Tente o "panino" da via Capo Le Case, 53, nas proximidades da piazza di Spagna.
À mesa com os romanos
Os garçons geralmente descrevem os pratos do dia, mas o menu pode ajudar na escolha das especialidades romanas.
As refeições completas começam com antipasto ou primeiro prato (risoto, massa com molho ou em ``brodo'', que é um caldo de carne, e até uma sopa substanciosa).
O segundo prato é de carne ou peixe -e Roma é famosa pelos frutos do mar do Mediterrâneo-, acompanhados de legumes.
Para finalizar, é possível pedir queijos, doces ou frutas.
O café expresso, curto e forte, e o licor Amaro arrematam.
Comer nos arredores de Roma também pode brindar o visitante com experiências gastronômicas.
Na via Appia Nuova, o tradicional restaurante La Foresta (tel. local. 94-9167), assador que fica em meio a um bosque que dista 12 km da Rocca di Papa, na via del Laghi, é um local campestre arrebatador.
Próximo do lago Albano -onde está a residência papal de Castel Gandolfo-, o La Foresta tem culinária romana e assados divinos de porco, vitela, cabrito e ovelha.
Para não ter dissabores, faça como os romanos: reserve mesa com alguma antecedência, especialmente na noite de sábado e no almoço de domingo. E bom apetite!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã