São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NAVEGAR É PRECISO
Depois de ver a Acrópole e o bairro de Plaka, vá para as ilhas mais visitadas, como Santoríni
Viagem deve começar na capital grega

Soreh Mayer
O pôr-do-sol em Oía, na ponta norte de Santoríni, é famoso e atrai turistas para jantar nas casinhas brancas erguidas no penhasco


free-lance para a Folha

O ideal é começar a viagem pela Grécia por Atenas, antes de ir para as ilhas, pois ficará difícil fazer o contrário depois do sossego que elas oferecem. Reserve dois dias para conhecer a capital grega.
Da Acrópole você terá uma vista boa de Atenas, além de poder ver o fascinante Pártenon (438 a.C.), com suas colunas de 12 m, construído em louvor à deusa Atena. O edifício Erectéion também não fica atrás. Suas majestosas virgens (hoje substituídas por réplicas romanas) sustentam o frontão.
De lá, caminhe e se perca no Plaka. Há uma surpresa em cada esquina, e é ali que você começa a sentir o gostinho da Grécia.
Após visitar Atenas, você está pronto para ir às ilhas, como Míkonos, Santoríni e Rodes, lugares de encher os olhos. Existem pacotes aéreos de cerca de US$ 300 que levam às três ilhas.
Caso você prefira viajar de barco, Míkonos fica a seis horas de Atenas. Lá, tire o dia para descansar nas praias de Parágka e Platys Giálos. Já para quem gosta de praias de nudismo, Eliá, Super Paradise e Paradise Beach são perfeitas. Alugue guarda-sol e cadeira por cerca de 1.000 dracmas (cerca de US$ 3) por dia.
No fim da tarde vá aos bares e restaurantes da região conhecida como Pequena Veneza, para admirar o pôr-do-sol enquanto come uma deliciosa mussaka (lasanha de berinjela) e toma oúzo, bebida alcoólica feita à base de "raki" (destilado obtido da fervura das cascas da uva prensadas em um alambique de cobre) e aromatizada com anis ou erva-doce.
Chora (a principal cidade da ilha) é outro cartão-postal de Míkonos, com um mercado de peixe e comércio agitados.
Se tiver tempo, não deixe de ir a Delos, onde Apolo (deus da música e das artes) nasceu, segundo a mitologia. Pegue um barco e explore, em duas horas, pontos como o teatro, os leões de mármore e os templos, com seus mosaicos.


Texto Anterior: Leve os óculos e o filtro solar
Próximo Texto: Charme é marca de Santoríni
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.