São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Charme é marca de Santoríni

free-lance para a Folha

Não importa como você chega a Santoríni, esse lugar você nunca esquece. Reserve três dias para conhecê-la. É uma ilha sofisticada e ideal para um romance. Mais quente que Míkonos, Santoríni faz suas noites especiais, principalmente durante a lua cheia.
O melhor ali é o pôr-do-sol observado em Oía. O charme das casinhas brancas sobre o penhasco dá um ar místico ao lugar. Você não resistirá a um jantar à luz de velas em Oía. Porém o ideal é hospedar-se em Firá. É lá que estão os hotéis, os bares, as discotecas e os ônibus que o levarão para as praias.
As praias não são o forte de Santoríni. Elas são de areia vulcânica escura, o que para o brasileiro é no mínimo interessante. Vale a pena conhecer Períssa e a praia Vermelha, porém há praias melhores perto do aeroporto.
É em Santoríni que você vê as capelas pintadas de azul e branco que contrastam com o mar.
Só estando lá é possível entender por que Santoríni foi inspiração para tantos filmes.

Rodes
Prefira ir a Rodes de avião. A jornada de barco é longa a partir de Santoríni, mas, de avião, o percurso é feito em uma hora. A ilha fica mais próxima da Turquia que da Grécia. Para quem está lá, existem passeios de um dia para a Turquia.
Reserve também três dias para Rodes, onde há muito o que visitar -desde praias belíssimas até monumentos medievais.
O principal é a cidade antiga, cercada por muralhas medievais. É lá que está também a agitação noturna. Vale a pena conhecer o palácio dos Grão-Mestres e andar na rua dos Cavaleiros. Muitas lojas para os turistas estão concentradas na cidade antiga.
Durante o dia, não deixe de ir a Líndos. O próprio nome já resume como é o lugar. Suba até a fortaleza e tire uma foto. Se tiver tempo para tomar banho de sol na baía de São Paulo, também em Líndos, não perca a oportunidade.
É no principal porto de Rodes que a lenda de Colossos é contada. A estátua foi supostamente construída lá.
Também não deixe de conhecer Faliráki, a praia mais agitada, com todo tipo de esporte aquático imaginável. À noite curta o agito da rua Hermou.
Essas são as ilhas mais visitadas. Não se sabe ao certo quantas a Grécia tem. Sabe-se que há mais de 2.000 ilhas, desde ilhotas como Íos e Sífonos até ilhas com meio milhão de habitantes, como Creta. (SOREH MEYER)



Texto Anterior: Viagem deve começar na capital grega
Próximo Texto: De pato a cisne: Joinville galga os degraus da dança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.