São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival internacional foi maior impulso

da enviada especial

O tradicional Festival Internacional de Dança de Joinville, realizado todos os anos em julho com a presença de 6.000 artistas de 30 países, foi um dos pontos decisivos na escolha da cidade como local para instalar da extensão do Teatro Bolshoi.
O objetivo de conquistar a filial começou a ser traçado pela administração municipal e pelo governo federal em 1996, quando alguns bailarinos russos se apresentavam no festival. Até então, o Japão era o pretendente mais forte.
Joinville se comprometeu, na ocasião, a construir um teatro com capacidade para shows do porte do Bolshoi, o que acabou culminando no Centreventos Cau Hansen -uma espécie de arena multiuso, com capacidade para 10 mil pessoas. O palco principal tem 900 m2 e uma das maiores bocas de cena do país, com 9 m de altura por 17 m de largura. Assim, Joinville passou à frente dos japoneses. Mas Japão e Estados Unidos também terão suas filiais, ainda sem data para inauguração.

Método de ensino
O Bolshoi vai transferir o método de ensino, será responsável pela seleção de candidatos e de professores e vai acompanhar de perto, por meio de fiscais, a formação dos alunos na escola.
Alguns dos estudantes -os que mais se destacarem- serão encaminhados para estágios em Moscou. O curso de formação terá oito anos. Depois, também será oferecido um período de aperfeiçoamento de dois anos.
O curso tem como objetivo formar artistas cênicos. Os alunos terão à disposição uma midiateca (com livros, fotos e vídeos sobre dança), um laboratório de cenografia e figurino, oito salas-estúdio de piano e cinco salas de balé.
No prédio, instalado dentro do Cau Hansen, no centro da cidade, funciona ainda um acervo do Teatro Bolshoi, onde ficam expostos roupas, fotografias e acessórios usados em apresentações pelo mundo.
A mensalidade para os pretendentes a Nijinski que não obtiverem bolsa será de R$ 300. A escola já atraiu alunos de todos os Estados brasileiros e até de Londres. (RGV)


Escola do Teatro Bolshoi: Avenida Beira Rio, 315, Joinville (SC). Tel.: 0/xx/47/ 433-1511, site www.geocities. com/CollegePark/Union/8163/


Texto Anterior: Começo foi em orfanato de Moscou
Próximo Texto: O ar é praiano, mas o sotaque é alemão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.