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Nos EUA, Gibran formou movimento literário
DO ENVIADO ESPECIAL AO LÍBANO
O caráter universal da obra
de Gibran passa pela viagem física, aliada ao movimento espiritual, que evidenciou duas vocações: a pintura e a escritura.
Entre os artistas simbolistas
associados a Gibran estão Albert Pinkham Ryder, Arthur B.
Davies, Maurice Maeterlinck e
Josephine Peabody. Em Paris,
no turbilhão estético do início
do século 20, teve contato com
Auguste Rodin e Pablo Picasso.
Gibran utilizou-se do alfabeto, legado fenício, para expressar sua crença no poder curativo do amor universal e da unidade da existência.
Entre os temas que se destacam em seus livros estão reencarnação, críticas à autoridade
religiosa, a noção de um Deus
antropomórfico e a defesa da liberdade. A presença bíblica
permeia sua obra, e seus escritos retratam crenças fenícias,
religiões da Índia e da Mesopotâmia, ademais das abraâmicas,
respeitadas por igual.
Em "Asas Quebradas", rompe com a prosódia clássica, e cada palavra é um grito de revolta; cada página, um temporal.
Como ocorre com freqüência
no movimento de renovação literária árabe, na obra de Gibran
o embate entre o material e o
espiritual faz-se explícito.
Sua escrita de poema em prosa, o uso revolucionário da linguagem, os aforismos e as alegorias contribuíram para mudar o curso da literatura árabe.
Gibran tinha a intenção de
formar um grupo que atuaria
como porta-voz de um novo
movimento literário sediado
no Mahjar ("o lugar da imigração", em árabe).
Em 20 de abril de 1920, oito
poetas e escritores árabes reuniram-se em Nova York para
formalizar os objetivos do grupo, que passou a se chamar "Arrábita alqalamiyya".
O debate versou sobre a contribuição dos escritores no exílio para promover uma reforma
literária ao conceder-lhe novo
alento. O movimento lançou
bases para uma revolução no
pensamento árabe.
Na literatura do Mahjar, observam-se a nostalgia do lar
abandonado, a criação de metros e formas estróficas novas,
um sentimento profundo de
admiração e vínculo com a natureza e metáforas revigoradas.
(PDF)
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