São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Lisboa, cliente vê prato ser feito no meio do restaurante

Em O Mercado de Peixe, é possível escolher mercadoria fresca

ENVIADA A PORTUGAL

Pastéis de bacalhau, sopa de camarão, ostra recheada, caldeirada, filete de porco fresco... Em matéria de sabores, Lisboa é um microcosmo de Portugal. E dificilmente você sairá de lá sem ter comido muito - e bem.
No circuito turístico, dá para encontrar boas opções, mas quem sair dele aproveitará mais. Para não se perder no meio de tantos endereços, o melhor a fazer é comprar um guia de gastronomia.
A partir daí, o segredo é se aventurar em lugares com propostas diferentes, como o restaurante O Mercado de Peixe, ou em outros, mais convencionais, mas sempre lotados de portugueses, como o Solar dos Nunes (veja endereços na pág. F9).
No primeiro, como o nome sugere, você escolhe o peixe que quer comer como se estivesse em uma feira ou num mercado de peixes frescos.
Depois de o cliente escolher o preferido ou o mais suculento, o peixe é pesado e segue para a grelha. Há uma cozinha, de onde saem porções de batata e saladas. Mas o peixe escolhido é preparado no meio do restaurante.
Para começar, peça o presunto de pata negra ( 12,10). O peixe pregado, bastante consumido na região, é um dos mais caros do restaurante (58,30), mas dá para duas pessoas. Para quem gosta de um digestivo, a casa tem o licor Beirão ( 4,50, a dose).
Já no Solar dos Nunes, a dica é ignorar a cara amarrada dos garçons. No dia da visita da reportagem, o prato de bacalhau, recomendado no menu do dia, não estava espetacular. Mas o lugar é aclamado e frequentado por gente do futebol e amantes da bola.
Aliás, basta começar a falar sobre o tema que os garçons -um deles brasileiro, palmeirense- e o pessoal da cozinha desamarram a cara e viram seus melhores amigos em dois segundos. "Benfica" e "Sporting" são as palavras mágicas. (PPR)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Cervejarias atraem com bons pratos e mariscos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.