São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cachoeiras atraem turistas à parte baixa

DA REPORTAGEM LOCAL

A parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia não foi atingida pelo fogo e está aberta à visitação. Suas trilhas e cachoeiras, muitas delas indicadas para um bom banho, localizadas em meio à mata atlântica, atraem 80% dos 100 mil visitantes que o Itatiaia recebe anualmente.
Ali ficam a maioria dos hotéis do parque, a sede, um museu e, num eixo de 5 km, 14 tipos de atração natural, como cachoeiras e mirantes.
Há jequitibás, orquídeas e samambaias. A fauna inclui aves como o guaxe, que, segundo a bióloga Eliana Gouvêa, que coordena um projeto de levantamento das espécies de aves da região (são 364 até agora), são fáceis de serem avistadas. "Ele é preto, com bico amarelo-esverdeado e uma mancha vermelha sobre a cauda."
Como a parte baixa é a mais procurada, o movimento dos hotéis do parque não mudou, apesar do fechamento da parte alta em julho, segundo a associação de hoteleiros do Itatiaia.
Nem tudo, porém, é beleza pura: o parque dispõe de pouco pessoal -18 funcionários e quatro fiscais, com idade média de 60 anos. "Tinha que ter pelo menos 40 homens", diz o gerente do parque, Léo Nascimento. "Mas esses quatro dão trabalho a infratores, são inflexíveis", acrescenta. (CKT)






Texto Anterior: Itatiaia reabre parte alta com regras novas
Próximo Texto: Veja como ir ao parque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.