São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECOTURISMO PEGA FOGO

Rafting, rapel e montain bike fazem parte do repertório oferecido na cidade de Mato Grosso

Jaciara quer ser meca de esportes radicais

DO ENVIADO ESPECIAL A MATO GROSSO

Um pequeno município de Mato Grosso está querendo se tornar o epicentro dos esportes radicais no Brasil. Trata-se de Jaciara, que tem 22 mil habitantes e fica a 142 quilômetros de Cuiabá.
Entre os dias 13 de julho e 9 de agosto, a cidade promoveu a 5ª Temporada de Esportes Radicais, evento que reuniu competições em várias modalidades esportivas, como rapel, rafting, canoagem e mountain bike.
Embora a idéia fosse atrair principalmente os veteranos nesses esportes, também foi um objetivo dos organizadores levar novatos e curiosos para conhecer as emoções do esporte radical.
E não faltam atrativos para que o cidadão comum vá a Jaciara. Grandes cachoeiras e corredeiras fazem parte do repertório de turismo de aventura da região.
Empresas locais prestam serviços para levar os visitantes a um passeio de rafting com duração de duas horas, navegando em parte do rio Tenente Amaral.
O programa, que custa R$ 20 por pessoa, conta com uma sessão de instruções antes do início do passeio, em que a tripulação do bote (normalmente seis pessoas, contando o instrutor) recebe todas as instruções sobre como remar, o que fazer em caso de uma queda do barco e como proceder de acordo com comandos simples dados pelo guia (por exemplo, quando ele diz "fundo", todos devem sentar no centro do barco para evitar uma queda).
Todos os participantes recebem o equipamento para a prática do esporte, que consiste em capacete, colete flutuante e um remo.
Também há grupos que levam o iniciante para fazer rapel -descida de paredões em cachoeiras com auxílio de cordas.
É possível praticar esse esporte, por exemplo, na cachoeira da Mulata, uma queda-d'água de aproximadamente 25 metros. O preço cobrado pelas empresas para levar alguém para fazer rapel é também de R$ 20 por pessoa, mas são levados apenas grupos com no mínimo quatro integrantes.
Jaciara ainda tem poucos meios de hospedagem, mas o governo local está trabalhando para que logo haja infra-estrutura hoteleira suficiente para receber um número maior de visitantes.
(SALVADOR NOGUEIRA)

Informações sobre Jaciara - Na prefeitura, tel. 0/xx/65/461-2141.



Texto Anterior: Caverna abriga cachoeira e lagoa
Próximo Texto: Termas agradam aos mais calmos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.