UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Praia do Rosa dorme e come com charme

DA ENVIADA ESPECIAL

Para quem olha de cima, a praia do Rosa tem o formato de um croissant, e sua baía parece uma meia-lua, cercada de lagoas por todos os lados. Trata-se de uma praia isolada não só pela posição geográfica mas também pelas estreitas estradas de terra que dificultam o seu acesso.
A baía foi a única representante brasileira a entrar na lista das 30 mais belas do mundo elaborada pelo Club de Las Plus Belles Baies du Monde (clube das baías mais belas do mundo), uma ONG com sede em Paris.
O Rosa, como chamam os locais, é ótimo para a prática do surfe e excelente local para avistar baleias. Famosa por abrigar uma variedade de pousadas -descoladas, charmosas, simples e místicas-, bares, pubs, restaurantes, pizzarias e bistrôs, a praia virou ponto de encontro da região, mas ainda oferece momentos de descanso e tranquilidade.

Cama
Como numa dessas finas lojas de cama e mesa, as pousadas na praia do Rosa vendem mimo e aconchego, e os restaurantes põem requinte e novidade à mesa.
Frequentada por ricos e famosos, a pousada Quinta do Bucanero (www.bucanero.com.br) é um dos cantos mais procurados dessa praia. Encrustada entre a vegetação local, a pousada, que tem dez chalés, dispõe de piscinas e de jacuzzi com vista para o mar. Todos os quartos dão vista para a baía.
Para quem quer ficar perto da natureza, a Caminho do Rei (www.caminhodorei.com.br), localizada no topo de uma montanha, tem uma das mais belas vistas da região.
Ali é possível desfrutar de uma recém-inaugurada sala de jogos/ biblioteca, recheada de LPs e com acesso à internet, e se "perder" na loja de artesanato.
Estudantes e surfistas disputam a Morada nas Estrelas (www.moradanasestrelas.com.br), pousada que possui um acesso exclusivo para a praia e a lagoa do Meio -as outras da região são a de Cima, a do Piri, a do Saco, a de Baixo e a de Ibiaquera.
A sede da pousada fica num antigo engenho de farinha, redesenhado para agradar aos que apreciam arte, culinária e livros.
Os chalés, com dois quartos, sala-cozinha, deque e churrasqueira, têm capacidade para até cinco pessoas, mas um deles é especial: fica entre o mar e a lagoa e acolhe até 12 pessoas.

Mesa
Como numa cidade cosmopolita, a pequena praia do Rosa cede espaço à culinária da mais simples à mais requintada, com temperos e sabores europeus e asiáticos.
A Margherita (tel.: 0/xx/48/355-6010) serve pizzas de massa fina e crocante, com sabores exclusivos, e assadas no forno à lenha.
Num ambiente acolhedor, o bistrô Pedra da Vigia (tel.: 0/xx/ 48/355-6066), no Regina Guest House, oferece pratos da culinária francesa, com destaque para os frutos do mar, como o camarão flambado ao molho de queijo.
Já aqueles com paladar mais exótico podem se esbaldar no restaurante Tigre Asiático (tel.: 0/ xx/48/354-0170), especializado em pratos típicos da Tailândia, do Japão e da Indonésia.
Outra boa sugestão é o Coral (tel.: 0/xx/48/355-6060, r. 600), que oferece cozinha fusion à beira-mar. A especialidade da casa é a salada tropical, com camarões, manga e molho vinagrete de manga e mostarda.
A cozinha internacional tem o Onokaii (tel.: 0/xx/48/355-6111) como representante. No jantar, vale a pena provar o carpaccio de salmão com manga, um dos carros-chefes do restaurante.
À beira da praia e num ambiente simples fica o Tartaruga (tel. 0/ xx/48/355-0005), um dos melhores lugares para experimentar um prato de frutos do mar. (TC)


Texto Anterior: Cetáceos dão boas-vindas junto ao barco
Próximo Texto: Trilhas na mata levam a bichos terrestres
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.