UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anita Garibaldi rege vida amorosa dos lagunenses

DA ENVIADA ESPECIAL

A cidade de Laguna, onde viveu Anita Garibaldi, tem várias referências à heroína que lutou durante a Revolução Farroupilha.
O museu que leva seu nome abriga documentos históricos e objetos da época da República Juliana (1839). Já a Casa de Anita, de 1711, onde ela se vestiu de noiva para seu primeiro casamento, exibe móveis e retratos que eram da revolucionária.
A fonte da Carioca, onde Anita e Giuseppe Garibaldi teriam se beijado e se amado pela primeira vez, até hoje é ponto de encontro dos enamorados da cidade.
Ali na frente está a árvore de Anita, uma figueira que nasceu na quilha do Seival, nau construída por Garibaldi, e que foi transplantada.
Segundo a lenda, as mulheres que querem se casar devem dar três voltas ao seu redor para o lado direito. As que desejam se separar, sete voltas para a esquerda. Depois, alguns goles na fonte e pronto. É só esperar.


Texto Anterior: Trilhas na mata levam a bichos terrestres
Próximo Texto: Pedra do Frade tem ar místico
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.