UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedra do Frade tem ar místico

DA ENVIADA ESPECIAL

Uma pedra suspensa na extremidade da praia do Gil intriga quem chega à Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca na região de Laguna. Com 9 m de altura e 5 m de diâmetro, à beira-mar, a pedra do Frade é a "versão brasileira" das pedras místicas de Stonehenge, no Reino Unido.
São várias as elucubrações tentando justificar o que aquela pedra gigante estaria fazendo ali.
Uma delas diz que era para demarcar o Tratado de Tordesilhas, que separava as áreas pertencentes a Portugal e à Espanha nos tempos do Brasil Colônia.
Segundo outra versão, a pedra estaria ali como referência para os navegadores, já que está colocada no fim da última baía do litoral sul brasileiro, dali para a frente eles teriam que enfrentar o alto-mar.
Há ainda quem diga que a pedra foi obra de civilizações antigas que habitaram o continente americano ou até de alienígenas.
Além de estar apoiada em apenas três pontos, ela tem também uma outra pedra triangular no topo, e uma das suas pontas indica o norte. (TC)


Texto Anterior: Anita Garibaldi rege vida amorosa dos lagunenses
Próximo Texto: Entrosamento com jubartes depende de sorte e de são Pedro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.